Professores de Taquaritinga se unem contra a não implantação do reajuste do piso nacional do magistério no município

Compartilhe esta notícia:

Paralisação contou com passeata pelas ruas centrais da Cidade.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taquaritinga (SSPMT), junto com os profissionais da educação promovem uma paralisação nesta quarta-feira, dia 24 de maio. A iniciativa teve como objetivo protestar contra a não implantação dos pareceres contidos na Portaria 017/2023, de 16 de janeiro de 2023, da Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, que trata do reajuste do piso nacional do magistério.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

A paralisação foi marcada por uma passeata com concentração na sede do Sindicato. De lá, os manifestantes seguram pelas ruas centrais da cidade, seguindo até a prefeitura de Taquaritinga.

Durante a caminhada a manifestação foi tomando maior corpo e forma, além de algumas autoridades que foram chegando, como é o caso de alguns vereadores, entre eles Rodrigo de Pietro, Mirian Ponzio e Tonhão da Borracharia.

Durante o trajeto até o Paço Municipal, diversos manifestantes fizeram uso do microfone e proferiram palavras de ordem contra o prefeito Vanderlei Mársico e também direcionais ao secretário da Educação, Helder de Carvalho, dois dos cantos mais entonados pelos manifestantes foram: “Professor na rua… Prefeito a culpa é sua” e “Fora Helder”.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

A decisão de realizar a paralisação e a passeata foi tomada durante uma reunião realizada no dia 12/05/2023 na sede do SSPMT. Na ocasião, profissionais da educação de 22 escolas do município se reuniram para discutir e deliberar sobre a não implantação do reajuste do piso nacional do magistério em Taquaritinga.

A Portaria 017/2023 estabelece os valores atualizados do piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica, com base na Lei nº 11.738/2008. A não adoção dessas diretrizes no município tem gerado insatisfação entre os educadores, que lutam pela valorização da categoria e pela garantia de seus direitos.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Ainda durante ao trajeto percorrido pelos manifestantes, a presidente do Sindicato dos Servidores públicos municipais de Taquaritinga – SSPMT – agradeceu a presença de todos que lá estiveram e disse estar ciente de que só manifestando é que as autoridades municipais irão tomar alguma providência.

A paralisação e a passeata demonstram a união e a determinação dos profissionais da educação em buscar melhorias para a categoria. A mobilização chamou a atenção de grande parte da população, além de diversas autoridades municipais, em especial do prefeito Vanderlei Mársico, pois com todo o “barulho” feito pelos manifestantes na porta da prefeitura o mesmo recebeu uma comissão de professores para debater a proposta apresentada pelos manifestantes.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Em uma das salas do gabinete municipal, o prefeito Vanderlei, juntamente com o seu vice-prefeito, o ex-prefeito e atual superintende do Saaet, Dr. Sergio Salvagni, secretários e diretores municipais, além dos vereadores da situação, entre eles: Orides Previdelli Junior, Eder Mineiro e Luiz Carlos da Vila, ficou definida a seguinte proposta: Adequação do Piso Nacional; Pagamento na data correta ; Reposição de aula desse dia da manifestação; R$300,00 no vale-alimentação, além de que a adequação ao Piso se dará a partir da hora-aula no salário base, sendo que primeiro dará o dissídio e complementará o restante para alcançar o Piso.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

O SSPMT reafirma seu compromisso em defender os interesses dos servidores públicos municipais e lutar pelos direitos dos profissionais da educação em Taquaritinga. A expectativa é que a paralisação e a passeata sirvam como uma mensagem clara de resistência e reivindicação por parte da categoria, agora será convocada uma assembleia pelo Sindicato para fazer ou não o aceite da proposta.

Compartilhe esta notícia: